sábado, 23 de janeiro de 2010

X Congresso Nabba Brasil de Musculação & Fitness - Atualização de conhecimentos nasareas do Treinamento, Fisiologia, Nutrição e Suplementação


SABER É PODER - ATUALIZE OS SEUS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS.
Os melhores professores e atletas do Brasil, reunidos em um único evento.
SÓ A FEPAM TEM A OFERECER 44 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO FITNESS.
DATA / HORÁRIO:
27 de Fevereiro / 2010
LOCAL:
INSTITUTO BIODELTA
Rua: Teodoro Sampaio 474, Pinheiros (Próximo a estação Clinicas do metrô)
Tel/Fax (11) 3061-0024
TEMAS / HORÁRIOS:
08:00 / 08:30 horas
Confirmação de inscrições e Entrega de Material
08:30 / 10:00 horas
Atualização de Conhecimentos com Bases Científicas
Prof. Juwando Kong
Ginásio 1:
10:00 /12:00 horas
Treinamento Específico para Grupos Especiais
Prof. Carlos Tomaiolo
Ginásio 2:
10:00 /12:00 horas
Novas fronteiras em treinamento condicionamento
(Treinamento funcional, Sistemas Hidridos, Kettlebells, Equipamentos alternativos, Pilates)
Dra. Marilia Coutinho
Prof. Renato Augusto Futigami P.
12:00 /13:00
Almoço
Ginásio 1:
15:00 /16:00 horas
Treinamento Feminino de Alto Nível
Ginásio 2:
15:00 /16:00 horas
Treinamento Bodybuilder de Alto Nível
17:00 /18:30 horas
Dra. Érica Zago
Atualidades em Nutrição e Suplementação Esportiva
Os cursos da FEPAM / NABBA Brasil, se destinam a qualquer pessoa, independente de idade, profissão, grau de instrução ou outros.
VALOR:
Pagamento a vista = R$ 100,00
Favor confirmar vagas junto a FEPAM.
INFORMAÇÕES:
SEDE DA FEPAM:
Rua Dona Germaine Burchard, 451 - Conj. 44 / 45 - Água Branca
Capital - CEP: 05002-062 - PABX: (11) 3675-1422
Das: 09:00 às 18:00 h.
Promoção: FEPAM
Apoio Institucional: NABBA Brasil
Patrocínio: Probiótica Laboratório
MATERIAL DIDÁTICO:
Haverá venda de material didático (apostilas dos módulos: Curso Técnico, Mapa de Musculos, Jornal da Musculação & Fitness, camisetas, etc.) na Secretaria da FEPAM.

Queima de Gordura: Uma dose de realidade


Este pequeno desabafo é para todas as pessoas que criam tópicos no fórum ou mandam e-mails para o blog querendo saber qual é a melhor maneira para queimar gordura e o mais rápido possível. A resposta mais curta, grossa, eficiente e rápida que encontramos para esta questão é sem dúvidas a DIETA!
Não importa qual sistema de treinamento com pesos você usa, que tipo de aeróbico ou com qual frequência você os faz, que suplementos toma para ajudar na queima de gordura ou até mesmo quais drogas e anabolizantes está usando. Se a dieta estiver errada, infelizmente os resultados serão lentos, incertos ou até mesmo nulos!
A perda de peso ou queima de gordura, só vai ocorrer a partir do momento que o seu corpo começar a gastar mais calorias do que consome no dia-a-dia, e este requisito deve ser perpetuado por várias semanas e meses. E o fator que mais vai determinar isso é a dieta seguido da paciência, se um desses é violado, pode ter certeza que os seus resultados irão para o brejo.
Treinos específicos, longos períodos na esteira, drogas e suplementos podem alavancar o seu resultado, mas felizmente(ou infelizmente para alguns) a dieta é que vai decidir se a perda de peso vai ocorrer ou não. Algumas pessoas podem queimar gordura com bastante eficiência com os meios relatados acima, mas se elas vão conseguir continuar com o peso baixo depois, é outra história. De nada adianta se entupir de clembuterol, efedrinha, supressores de apetites, suplementos e depois do uso voltar aos velhos hábitos.
É fácil descobrir porque a dieta é a base para qualquer plano de perda de peso. Vamos pegar por exemplo um alimento de uma lanchonete fastfood, o Bigmac: apenas dois destes sanduíches contém mais de 1000 calorias, e não é raro ver pessoas comendo isso, acompanhados de mais de meio litro de coca-cola e batatas fritas regados à muito sódio. Agora quero ver conseguir queimar estas 1000 calorias através de exercícios, suplementos, drogas, seja o que for! Entendeu a moral da história ?
É a velha história do gordinho que faz academia a mais de 4 anos e nunca muda! E pior, estes costumam colocar a culpa na academia, no instrutor e até no suplemento que não está “funcionando”! Quando na maioria(99%) dos casos o problema é a dieta.
Se você quiser perder peso vai ter que começar a fazer sacrifícios. Se você quiser ter mudanças notáveis no corpo, vai ter que começar a fazer mudanças notáveis nos seus hábitos.
Recomendo urgentemente a leitura do artigo: “Um Paradoxo na Queima de Gordura Corporal” pelo mestre em treinamento com pesos, Waldemar Guimarães.
“Insanidade: fazer sempre a mesma coisa e esperar um resultado diferente”, Albert Einstein

Treino Intenso, Descanso Extenso


Para estimular a hipertrofia muscular devemos fazer um treinamento intenso o suficiente para quebrar as fibras musculares de forma que durante a reconstrução elas fiquem maiores e mais fortes. Para que isto aconteça, devemos nos alimentar e suplementar muito bem para garantir que o corpo tenha todos os nutrientes que precisa para a manutenção desta massa, mas existe um fator tão importante quanto o treinamento e alimentação, e este geralmente não tem a sua devida atenção: estamos falando do descanso!
É crucial lembrar que o treinamento é o estímulo para os músculos crescerem. O crescimento muscular acontece durante o descanso! Muitas pessoas costumam confundir estes dois fatores, tendem a treinar com o pensamento de que mais sessões de treino durante a semana podem produzir mais resultados. Uma notícia desanimadora para estas pessoas: quando o assunto é treino, menos significa mais. Principalmente se você for um hardgainer/ectomorfo que por natureza a recuperação e hipertrofia muscular são mais lentas.
Treinar mais do que o corpo consegue se recuperar é a receita mágica para a perda de massa muscular e o overtraining.
Veja algumas dicas para garantir o máximo de recuperação e crescimento muscular:
- Durma entre 7 a 8 horas por dia
Este é o básico, todo mundo conhece, mas poucos o fazem corretamente. Durante o período do sono é onde ocorre a maior parte da recuperação e crescimento muscular, incluindo a produção natural de hormônios como o GH e testosterona, que só ocorrem durante o estado profundo do sono. Nâo precisamos dizer que é extremamente importante dormir durante 7 a 8 horas sem interrupções.
Para garantir que isto aconteça:
- Não tome muito líquido antes de dormir para não precisar levantar no meio da noite para ir ao banheiro.
- Evite sonecas ou durmir durante o dia, para não interferir no sono da noite.
- Durma e acorde sempre no mesmo horário, para programar e acostumar o seu corpo a esta rotina.
- Dormir entre 7-8 horas por dia é o indicado para a maioria das pessoas, não precisa dormir 10-12 horas, você não vai produzir mais hormônios ou algo do tipo. O máximo que você irá conseguir é perder massa muscular por ter ficado tanto tempo sem comer.
- Não consuma cafeína, efedrina ou qualquer estimulante após as 18:00.
- Freqüência do Treino
Se você treinar o mesmo grupo muscular, antes que o mesmo consega se recuperar totalmente do último treino, o seu rendimento e a hipertrofia muscular serão prejudicadas. Evite treinar o mesmo grupo muscular duas ou mais vezes na semana, a menos que o seu objetivo o faça treinar.(Ex: Panturrilhas que não crescem, treinamento de choque, etc…)
- Volume de Treino
Muito cuidado com a quantidade de exercícios que você usa na academia. Músculos grandes geralmente precisam de mais séries e repetições para garantir um estímulo máximo para a hipertrofia, porém músculos pequenos entram em overtraining com muita facilidade, como é o caso do bíceps, este músculo geralmente é o mais abusado pela maioria dos marombeiros.
- Duração do Treino
Precisamos comentar isso mesmo ? Todo mundo sabe que não é recomendado fazer um treino intenso com duração maior que 60 minutos. SIM! Isto inclui os milhares de abdominais, alongamento, aeróbico e bate-papo na academia. Entre na academia, treine o mais duro que puder e vá para casa se alimentar!